5 DICAS DE COMO ESCOLHER E ADAPTAR A BASE PARA CADA TIPO DE PELE!
Escolher a base de maquiagem de acordo com o tipo de pele pode ser o segredo para dar up, viu? Como existem vários tipos de acabamento, textura e duração, apostar em uma que te dá um resultado perfeito e natural é essencial!
Mas e como adaptar as bases que você já tem? Ou como melhorar a textura do produto para o seu tipo de pele?
1. Pele com acne: bases cremosas de média e alta cobertura
Tipo de base: para cobrir tooodas as espinhas e as manchinhas de acne, escolha as bases de efeito matte que tenham média e alta cobetura. As texturas cremosas são mais confortáveis e garantem um visual natural, mesmo que a pele esteja ultra maquiada.
Dica para aplicar e adaptar: para não machucar as espinhas que estão inflamadas, use uma esponjinha de make – tipo a beauty blender, sabe? – para aplicar a base com batidinhas ao invés de arrastar o produto com um pincel.
2. Pele com muita oleosidade: base oil-free com efeito matte
Tipo de base: quem não tem acne mas tem a pele oleosa pode se jogar nas bases que sejam oil-free e que prometam efeito matte, e isso vem logo indicado na embalagem! Esse acabamento mais sequinho vai controlar a oleosidade e evitar que o temido brilho no rosto atrapalhe seu look.
Dica para aplicar e adaptar: aplique a base com a pele limpa, sempre! Assim, o risco de oleosidade acumular nos poros é menor.
3. Pele seca e sem viço: base cremosa + misturinha com creme hidratante
Tipo de base: apesar de boa parte das brasileiras ter pele oleosa, muitas sofrem mesmo é com pele seca ou, pelo menos, algumas partes do rosto ressecadas. Se você é desse time, escolha bases de cobertura média com textura fluida e leve, além do acabamento fresh!
Dica para aplicar: a pele seca precisa de glow natural, então a dica para isso é combinar a base com um creme hidratante facial! Assim, você consegue uniformizar seu tom de pele e ainda hidratar a pele seca. Pingue um pouco de base no dorso da mão, deposite um pouquinho de creme, misture e aplique normalmente na pele!
4. Pele com linhas de expressão: base cremosa com cobertura média
Tipo de base: quem tem linhas de expressão ao redor dos olhos, na testa ou perto dos lábios deve apostar numa base que cubra perfeitamente essas marquinhas, ao invés de marcá-las ainda mais! As de cobertura média e cremosas são as mais indicadas.
Dica para adaptar: você pode adaptar sua base matte ou de cobertura alta se quiser cobrir 100% as linhas! A dica é aplicar um creme hidratante anti-idade, para preencher as ruguinhas, antes de espalhar a base. Também dá para combinar os produtos juntos, fazendo uma misturinha no dorso da mão e aplicando com batidinhas!
5. Pele mista: base matte com cobertura média
Tipo de base: a pele mista costuma ter oleosidade na zona “T”, ou seja, na testa, no nariz e no queixo, então a dica é escolher uma base de cobertura média ou alta e que tenha acabamento matte ou cremoso.
Dicas para adaptar: Para as áreas mais secas do rosto, como as bochechas, você pode combinar a base matte com um creme hidratante para dar um toque macio a essas áreas mais opacas. Também vale misturar a base matte com um pouquinho de iluminador cremoso para a make de festa. Que tal?