COMPORTAMENTO

5 FORMAS DE LIDAR COM A INVEJA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Seres humanos são naturalmente invejosos, a começar por você. Quem for sincero consigo mesmo vai reconhecer que já experimentou o sentimento pelo menos uma vez na vida, não adianta torcer o nariz dizendo que nunca, porque sim, você ja sentiu inveja de alguém!

“Seria tão utópico quanto um mundo completamente livre de mentiras e sofrimentos”, isso mesmo, não tem como exterminar está raça que manipulação e inveja pura.

Certos comportamentos ad sua chefe podem estimular a inveja entre os funcionários, tais como a oferta de privilégios injustificados para alguns ou políticas de bonificação que incentivem relações altamente competitivas.

Por outro lado, empresas que praticam regras justas e valorizam o trabalho coletivo suavizam o problema, mas nunca se livram totalmente dele.

Do limão a limonada

Sempre a grama do vizinho vai ser mais verde que a sua, é claro que sofrer pela felicidade alheia nunca será bom, mas a inveja pode ser transformada em combustível emocional para lutar por conquistas iguais ou similares. “Observar o sucesso do outro pode nos conscientizar de que é possível chegar àquele objetivo, porque alguém já conseguiu”.

Admitir que você também sente inveja às vezes — e aprender a administrá-la — facilita a sua vida quando o mesmo sentimento é direcionado a você. “Quanto mais conhecemos a nós mesmos, mais fácil fica conhecer os demais”. “Ao gerir as nossas próprias ambições, às vezes frustradas, entendemos melhor o que os demais podem sentir em situações similares”.

Veja a seguir outras estratégias para lidar com a inveja que os demais sentem de você no trabalho.

1. Valorize a contribuição dos outros para o seu sucesso

Demonstrar humildade e gratidão é uma das melhores formas de desarmar o ciúme dos demais. “Ninguém faz nada sozinho, você precisa da ajuda dos seus colegas, subordinados e chefes para conseguir qualquer coisa”. “Deixe claro para essas pessoas que você percebe o impacto do trabalho delas para o seu sucesso profissional, para que não se sintam desvinculadas das suas conquistas”.

2. Peça ajuda

Além de oferecer seu apoio para o trabalho alheio, não se esqueça de também recorrer aos outros para cumprir as suas obrigações: é uma maneira de reconhecer a sua vulnerabilidade e implicar as demais pessoas naquilo que você está fazendo. Essa é uma forma de dissolver a imagem de autossuficiência que muitas vezes acompanha os profissionais que causam inveja. Ao pedir ajuda,  você comunica tacitamente que não é “especial” e que suas vitórias também são acessíveis ao outro.

3. Mostre que você quer melhorar

A inveja provoca um misto de sentimentos contraditórios em quem a experimenta: admiração e respeito se confundem com um desejo de desqualificar o outro e encontrar defeitos que o tornem indigno de suas próprias conquistas. A melhor resposta é admitir os seus defeitos e estar aberto ao feedback de colegas, chefes e subordinados. Isso aplacará a angústia do invejoso, porque garante que você tem sim suas falhas — e até espera o feedback dele para reduzi-las.

4. Respire fundo

“Quando você é vítima de intrigas ou fofocas espalhadas por invejosos, o estômago geralmente pede vingança”.   É melhor respirar, respirar e respirar de novo: responder um e-mail no calor do momento ou tomar qualquer atitude no auge da irritação trará problemas ainda maiores para você. Se for possível, o ideal é esperar até o dia seguinte para tomar uma providência. Em último caso, vale descer para tomar um café até a raiva passar.

5. Crie uma estratégia para contornar o incidente

Superada a irritação inicial, tente imaginar o que a pessoa espera de você após o “ataque”, e faça exatamente o oposto. Ao reagir de forma inesperada, você mostra ao outro que não está disposto a entrar no seu jogo. É a tática mais eficiente para coibir novas investidas. “Responda com gentileza e simpatia”. “Trate as provocações como piadas, mas não responda com outra piada, porque involuntariamente você vai alfinetá-lo ainda mais”. O ideal é rir, ainda que internamente, da falta de maturidade do outro — e estar disposto a ajudá-lo a superar esse sentimento como for possível.

Eu sei você vai dizer é impossível fazer essas dicas, porque você tem vontade de matar, esganar, esquartejar a pessoa em si, mas não faça isto, a melhor forma de passar por toda provocação ter auto controle, já passei por isto, fui perseguido por uma pessoa assim, ele tinha inveja de mim, e sabe como lhe dei com isto, com maturidade e respeito e entrei nas mãos de Deus, porque ele fará o que for melhor para mim.

Se você é perseguido por algum invejo em seu trabalho, conte para nós, e como lhe da com esta situação!