6 PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO QUE ACABA COM SEU RELACIONAMENTO
Todo relacionamento passa por bons e maus momentos, no entanto, existem alguns problemas de comunicação recorrentes em viver juntos como um casal que podem gerar grandes conflitos.
Saber identificar e resolver esses problemas é fundamental para construir um relacionamento saudável e feliz com seu amor.
Não há soluções mágicas para se ter um relacionamento perfeito com a pessoa que amamos, mas existem algumas chaves que ajudam a fortalecer o relacionamentoe levá-lo a um nível superior.
Continue descendo e veja quais sãos os 6 problemas de comunicação muito comuns nos relacionamentos:
Estes são alguns dos problemas de comunicação mais frequentes nos relacionamentos, cada um explicado em conjunto com suas possíveis soluções.
1. Ciúme
O ciúme é uma das consequências da falta de comunicação que pode ocorrer em alguns casais: na ausência de informações, é mais provável que desenvolvamos pensamentos com a capacidade de nos preocuparmos e nos sintamos mal com o que pode acontecer no futuro.
É relativamente comum encontrar casos de casais que sentem ciúme em algum momento do relacionamento, no entanto, qualquer tipo de mal-entendido precisa ser esclarecido o mais rápido possível, para que não se espalhe.
O ciúme recorrente de um dos membros do casal é quase sempre um sintoma de uma situação de desconfiança do outro lado. Por isso, para resolver esse problema, precisamos recuperar a confiança em nosso parceiro através de um diálogo honesto e isso vai ao fundo do problema.
2. Não pedir perdão
Outro problema de comunicação que ocorre em relacionamentos que acabam se rompendo é a incapacidade de um ou ambos não pedirem perdão um ao outro. Saber pedir perdão — e também perdoar — é um dos sinais mais reconhecidos de maturidade, empatia e respeito pela outra pessoa.
Portanto, para alcançar um bom relacionamento, precisamos aprender a pedir perdão sempre que necessário e reparar os danos.
3. Supor que falar sobre o dia a dia um do outro é perda de tempo
Há pessoas que têm pouca disposição para manter um relacionamento saudável como casal, como aquelas que não conseguem compartilhar o que acontece em suas vidas com a outra pessoa.
Na realidade, em um relacionamento, tudo o que acontece conosco pode — e deve — ser discutido e merece atenção. Trata-se de compartilhar o bem e o mal que acontecem em nossa rotina, sabendo como comunicar isso ao nosso parceiro.
Saber compartilhar o mal que nos faz sofrer é tão importante quanto compartilhar as coisas boas que acontecem diariamente, e isso inclui sentimentos, emoções, situações de dor ou tristeza e também ser assertivo, ou seja, saber como comunicar à outra pessoa o que queremos em todos os momentos, de forma eficaz e sem prejudicá-la de qualquer forma.
4. Não saber escutar
Um elemento básico em qualquer namoro ou casamento é saber ouvir a outra pessoa. Esse é um elemento importantíssimo que devemos levar em consideração se queremos que nosso relacionamento seja bem-sucedido, pois, às vezes, nós damos atenção à nossa vontade, sem ouvir o que a outra pessoa tem a dizer.
Muitos relacionamentos se deterioram devido à falta de escuta de um dos membros ou a um problema de escuta e atenção recíproca entre os dois. Ao ouvir ativamente nosso parceiro, entender e atender às suas necessidades, sonhos e objetivos, melhoraremos o futuro de nosso relacionamento e sua estabilidade, evitando possíveis conflitos.
5. Perda de respeito
Este é um dos problemas que podem abranger tudo o que foi listado anteriormente. O respeito é o pilar fundamental de um relacionamento.
Quando perdemos o respeito pela outra pessoa, ou ambos os membros do casal perdem o respeito, somos confrontados com uma situação difícil de recuperar, mas que, em alguns casos, pode ser canalizada para recuperar o relacionamento.
O respeito consiste, em poucas palavras, em tratar a outra pessoa como gostaríamos de ser tratados, dessa forma, recuperaremos um relacionamento respeitoso como casal.
6. Discussões frequentes
Ter discussões com a pessoa com quem compartilhamos nossa vida é natural e normal, outra coisa é entrar em uma dinâmica de discussões constantes, como acontece em alguns casais.
Para não transformar a discussão e o confronto algo constante, é aconselhável colocar em prática tudo o que foi mencionado acima, ter empatia e nos colocar no lugar do outro, ser respeitoso, sempre ouvir e compartilhar nossos sentimentos que mais nos afetam.