A VELHA MANIA DE SEMPRE QUERER EXPLICAR TUDO…
Desde que o mundo é mundo alguns seres humanos têm a necessidade de entender as coisas. Uns mais, outros menos. Para quem não sabe eu faço parte da pior categoriza de“racionalizadores”. Sou aquele que busca razão, sentido ou lógica em tudo, até mesmo nas questões da vida espiritual. Se faço isso com algo que não posso ver, imaginem com o resto.
Busco respostas, padrões de comportamento e faço análises em quase todos os âmbitos da minha vida, desde nas relações profissionais e familiares até nas questões do coração. No meu caso, isso me parece ser oriundo de uma mente muito intensa, que tem mania de querer decodificar todas as informações e calcular as possibilidades, que podem ser desde as chances de ganhar na loteria até teorizar o que a outra pessoa sente, acha ou pensa.
Profissionalmente, essa vontade de querer compreender o comportamento humano pode ser uma ferramenta legal de trabalho. No entanto acredito plenamente que essa velha mania de querer entender tudo é apenas um vício, um defeito, que muitas vezes nos impede de deixar as coisas fluírem naturalmente.
Ultimamente, para poupar minha cabeça, tenho tentado praticar a aceitação de que algumas histórias e situações estranhas não precisam ter explicação. Elas simplesmente são como são, sem nenhuma razão aparente. Para essa prática é necessário tirar a mente do controle de vez em quando.
Claro que volta e meia eu escorrego na casca de banana que eu mesmo derrubei. Nessa hora começo a buscar respostas para aquilo que minhas emoções não conseguem compreender e aos poucos me dou conta que, as vezes preciso mais de mim mesmo para perceber as coisas.
Por mais que meu coração seja PHD em buscar uma tecla sap para traduzir o comportamento dos outros, nem sempre existe uma resposta. As vezes a gente precisa fazer uma escolha de na vida. Deixar a angústia pra lá ou se dar ao trabalho de ir direto ao ponto e perguntar de vez o que se pretende saber.
Se a gente gastar muito tempo criando teorias fictícias acabamos cultivando um sentimento deangústia e sofrendo por antecedência. Provavelmente esse desgaste será inútil, caberá ao tempo trazer as respostas. As vezes o melhor está por vir, as vezes são etapas que surgem e que você precisa viver para aprender e se transformar naquilo que você deve ser. Toda história te deixa um legado, ainda que à sua maneira.
Desde que comecei essa minha busca pelo autoconhecimento, eu tenho tentado abrir mão dessa minha mente dominante cheia de cálculos, teorias e análises. É bem difícil para mim, mas todo dia eu tento e sem dúvidas esse é um dos meus maiores desafios. Por isso vocês podem imaginar que vivo passando umas provações complicadas nesse sentido. Uma pior que a outra, em todas atmosferas da minha vida!
Ainda que fraquejando às vezes, vou tentando pensar menos, relaxar mais e aproveitar a vida, ainda que curioso ou com um pezinho atrás. Com o tempo, as coisas ficarão claras, as vezes não adianta buscar respostas antes da hora. A verdade sempre aparece.
Mais alguém aqui tem mania de buscar explicação pra tudo? Se sim, aceito dicas de como lidar com isso! Por aqui a única solução parece ser mesmo a meditação.