BELEZA

ÁGUA OXIGENADA E SEU PERIGO

A água oxigenada é um dos principais componentes de tinturas de cabelos, cremes de clareamento de pelos, entre outros procedimentos para mudança de coloração. Se você tem o sonho de ficar loira e acha que o produto vai ajudar a alcançar esse resultado, é melhor tomar conhecimento de algumas informações de uso e propriedades químicas antes de pensar em usar o produto. Saiba alguns dos perigos de usar água oxigenada no cabelo.

Água oxigenada no cabelo

A química

O peróxido de hidrogênio, conhecido popularmente como água oxigenada, pode trazer muitos benefícios, porém o seu uso deve se dar com cautela. Isso porque a utilização indiscriminada do peróxido de hidrogênio por via oral ou em contato com a pele pode levar ao surgimento de problemas de saúde, como a obstrução de vasos sanguíneos, deixando a pele esbranquiçada.

Entenda os volumes

Os volumes indicam a agressividade da água oxigenada no cabelo, e podem variar entre 10, 20, 30 ou 40. O 10 volumes, por exemplo, clareia de leve o tom do cabelo, enquanto o 40 volumes já é um clareamento bem mais forte. Entenda melhor sobre cada um deles e em que ocasião devem ser utilizados:

  • 10 volumes: Por ter uma oxidação baixa, essa variável do produto não apresenta muita agressividade com o pigmento dos fios. Ele é o mais indicado para quem deseja clarear levemente o cabelo ou apenas tonalizá-lo com uma cor mais clara. Nestes casos a água oxigenada no cabelo irá ajudar apenas a realçar a cor desejada.
  • 20 volumes: Esta é uma das volumagens mais utilizadas, indicada principalmente para cobrir os indesejáveis cabelos brancos, mudança de reflexo ou escurecimento. Em cabelos castanhos claros ele clareia até 2 tons, mas em cabelos mais escuros como o preto clareia apenas 1 tom.
  • 30 volumes: Um pouco mais forte, este oxidante é indicado para quem deseja clarear em 2 ou 3 tons, partindo do cabelo castanho claro.
  • 40 volumes: A mais forte de todas as águas oxigenadas, é utilizada apenas para atingir tons claríssimos (até 4 tons abaixo). Por ser a mais agressiva, é recomendado que o manuseio com este tipo de produto seja feito apenas por um profissional, pois caso contrário poderá ocorrer danos ao cabelo.

Perigos

Segundo a dermatologista Monica Aribi, usar água oxigenada no cabelo de maneira irresponsável pode ter vários riscos. “Além dos perigos estéticos, como o tom ficar errado e não uniformizado, a água oxigenada é muito agressiva e pode quebrar toda a fibra do cabelo, deixando-o quebradiço. As pontas costumam ficar com pontas duplas e fracas. O produto pode queimar os fios e couro cabeludo. Isso pode ser uma das consequências da destruição da fibra capilar, o cabelo fica com aspecto ressecado, queimado”, explica.

Na hora de misturar o descolorante com a água oxigenada no cabelo, preste atenção na quantidade de cada produto que você está botando. O mais indicado é de 1:1,5 de descolorante e oxidante, respectivamente. Porém, algumas marcas indicam sua própria proporção, que muitas vezes são diferentes umas das outras. Portanto, é muito importante ficar ligada nas instruções do produto dadas pelo fabricante.

Tanto na mistura errada, quanto cobrir com alumínio ou incompatibilidade entre químicas, isso vai causar a quebra do fio se o produto não for retirado imediatamente. Se demorar muito o cabelo pode derreter, se desfaz, ou seja, o famoso corte químico.

Sugestões de produtos

Recomendamos o uso do Shampoo Clear Alívio Da Coceira, para ajudar a proteger o couro cabeludo enfraquecido e mais propenso ao ataque da caspa. O produto conta com uma tecnologia inovadora que ajuda a ativar a camada de proteção natural no local, evitando que o problema retorne.Você pode fazer o uso conjunto com o Condicionador Clear Alívio Da Coceira, alivia imediatamente as coceiras causadas pelas caspas e o ressecamento do couro cabeludo. Ele ainda auxilia na nutrição dos fios e ativa a proteção natural. Hidrate os fios com Dove Óleo Pure Care Dry Oil.