AMIZADE DESGASTADA
A amizade é essencial na vida de qualquer pessoa. Seja para ter sucesso na vida profissional, através de bons contatos e um network eficiente, passando pela companhia de colegas para rolês e baladas, até amigos íntimos com quem se pode falar de problemas e desabafar.
Convivendo com as pessoas no dia a dia, você acaba conseguindo um amigo de longa data. Vocês saem juntos, conversam, compartilham sonhos, esperanças e segredos.
As brigas, que eram de vez em quando, passam a ser mais frequentes, até o momento em que se tornam rotina. Por fim, essa sucessão de brigas desgasta tanto a amizade que os dois não querem mais ser amigos. O que fazer?
Conversar!
Parece óbvio, mas é algo difícil porque nem sempre as pessoas estão dispostas ao diálogo.
Mágoas ou o entrelaçamento de diversos motivos internos podem fazer a pessoa achar que trocar ideia vai ser inútil. E sem nenhuma comunicação, a vaca vai pro brejo mesmo.
Humildade também conta
Abrir mão de todo orgulho, se colocar no lugar do amigo e à disposição da resolução do conflito.
Isso significa pedir desculpas mesmo sem estar errado, algo que se consegue quando se deixa o ego em segundo plano, para poder privilegiar a amizade em si.
Pessoas orgulhosas terão muito mais dificuldade do que o normal para buscar a solução do conflito sendo humildes e empáticas.
Dar um tempo
Pode ser uma boa alternativa quando o amigo não se dispõe a conversar. Se não há mais diálogo, pode ser que a amizade esteja desgastada demais para seguir adiante, depois de tantos conflitos.
Às vezes as pessoas precisam de tempo para organizar a própria vida, ideias ou os motivos para a amizade continuar. Não saber respeitar isso só vai fazer seu amigo se afastar ainda mais.
Deixar como está
E, se no final das contas a amizade não resistir e realmente permanecer rompida, é necessário respeitar a decisão do ex-amigo de permanecer afastado. Em outras palavras, “é vida que segue“.