COMO APOIAR UMA AMIGA(O) QUE ESTÁ PRECISANDO!
Nós todos ficamos estressados. Trabalho, contas, relacionamentos, prazos, saúde. Tem horas em que tudo isso fica pesado, e a gente sabe como é. Nem sempre todos os cuidados que temos com nós mesmas nesses dias, ou nessas fases, parecem ser suficientes. Por isso mesmo temos amigas e nossa rede de apoio. Mas e quando é a nossa vez de apoiar uma amiga?
Pode ser difícil saber exatamente o que irá ajudar. As vezes bate uma insegurança achando que não somos fortes o suficiente para alguém se apoiar. Especialmente quando nós não estamos nos sentindo fortalecidas (todas somos humanos). Então, para ajudar, queria dividir algumas dicas que costumo fazer e que têm funcionado toda vez que preciso apoiar uma amiga. Longe ou perto
1. Motive sua amiga
Você não precisa estar perto para isso, afinal, é só mandar mensagens. Não precisa ser nada muito elaborado. Um simples “Hoje vai ser um bom dia” ou “boa sorte naquela reunião!”. Quem sabe apenas um elogio. Tudo isso pode ajudar, mais até do que você imagina. Se quiser dar uma caprichada escreva um bilhete, um cartãozinho. Algo simples, mas com significado já é uma ótima forma de apoiar uma amiga.
2. Façam alguma atividade juntas
Tem gente que não gosta de falar. Ou que precisa de um tempo até conseguir falar sobre o que está doendo ou preocupando. E tudo bem. Mas isso não quer dizer que a gente precisa se afastar e deixar a pessoa sozinha. Nesses casos, uma maratona de Netflix, uma ida ao cinema ou qualquer atividade que distraia a cabeça pode ser exatamente o que ela precisa para se sentir acolhida naquela hora. Dá para apoiar uma amiga de formas divertidas também.
3. Ajude em casa
Se você tem o privilégio de morar perto, e tem a intimidade para tal, que tal aparecer na casa dela para ajudar? Tarefas como compras de supermercado, cozinhar ou até lavar uma louça podem parecer complicadas quando você passa por um período estressante. Chegar com uma comidinha gostosa ou apenas dar uma mão enquanto passam algum tempo juntas pode ser de grande ajuda. Não apenas nas tarefas, mas no coração.
4. Apoiar uma amiga também é ouvir
Não há melhor maneira de apoiar uma amiga do que ouvir. Se interessar verdadeiramente pelo o que ela tem a dizer. Nem sempre dizer o que pensamos pode ser de fato o que o outro precisa. Muitas vezes, falar o que pensamos pode ser julgador, condescendente ou simplesmente inútil, mesmo que você não queira ser. Em vez disso, pergunte como ela está se sentindo e realmente ouça. Faça perguntas de acompanhamento em vez de dar opiniões. Se não tiver certeza do que dizer, pergunte o que pode fazer para ajudar. É uma ótima maneira de deixar sua amiga saber que você quer estar lá, e vai deixar você saber exatamente o que ela precisa.
Tenho certeza que só com essas 4 dicas você vai estar preparar para apoiar uma amiga querida. Não importa se estão distantes ou perto. Agora me conta: o que você faz para apoiar suas amigas?