TECNOLOGIA

COMO ECONOMIZAR DADOS DO CELULAR COM SISTEMA ANDROID

Grande maioria dos usuários de dispositivos móveis não possui um plano de dados ilimitado. No Brasil, planos de dados ainda são caros e não podem ser desperdiçados com qualquer coisa. Dessa forma, devemos sempre tomar cuidado para que eles não terminem antes do fim do mês. Com estas medidas simples, você reduz o consumo de megabytes do seu celular Android rapidinho. Veja as novas dicas para economizar dados do seu celular.

Não use dados móveis

Sim, soa um tanto estúpido, eu sei, mas se você estiver num local com Wi-Fi seguro disponível, não há nenhuma razão para usar seu plano. Isso vale especialmente para quando você estiver viajando, pois o roaming de dados pode custar bem caro. Inúmeros aplicativos oferecem o serviço de busca de redes Wi-Fi e compartilhamento de senhas. Ache um hotspote economize seu plano!

Não faça o upload de fotos ou vídeos quando estiver na rua

As câmeras dos smartphones de ponta estão cada vez melhores, mas suas fotos se tornaram também verdadeiros monstros de tão pesadas: 40 MB para uma única foto, por exemplo, se tornou comum. Se você tiver a função de uploads automáticos de becape ativados no Google Fotos, por exemplo, o volume de dados transferidos pode ser imenso. Devemos nos lembrar de que uploads consomem tantos dados quanto downloads no seu plano.

Para cessar os uploads no plano de dados, vá até o app, e no menu lateral de três traços vá em Configurações > Backup e sincronização e, ao final da página, desligue as seleções de Fotos e Vídeos em Backup com os dados da rede celular. Se a seleção Roaming também estiver ligada, desligue.

Só use serviços de streaming com o Wi-Fi

Para se ter uma ideia, escutar música no streaming do Spotify a 320 Kbps irá devorar 133 MB de dados por hora (em média, pois faixas repetidas são salvas no cache e não consomem tantos dados). Pior ainda se estiver assistindo a vídeos em streaming: o Full HD consome nada menos do que 15 MB por minuto (quase um giga por hora!).

Outra opção é comprar o pacote premium de apps de streaming como o Spotify, que te permite baixar as músicas e ouví-las offline (Vá em Configurações > Modo Offilne e também baixe cada playlist e álbum que desejar antes, no Wi-Fi).

No caso de vídeos, a solução é similar. Enquanto o YouTube testa as funções de ver vídeos baixados anteriormente em locais sem conexão, o app Netflix já permite que você baixe antecipadamente alguns de seus conteúdos (Vá no menu lateral de três traços e consulte Disponíveis para download e Meus downloads).

Fique de olho, pois algumas operadoras oferecem pacotes especiais e planos para quem curte música e filmes, oferecendo, algumas vezes, streaming ilimitado ou especial para esse tipo de conteúdo.

Prefira aplicativos de mensagens e evite voz e vídeo

Se quiser manter seu uso de dados numa taxa reduzida, use mensagens instantâneas e fique longe das chamadas de voz pelo WhatsApp ou Skype. Estamos falando aqui de, no mínimo, 3 MB por 5 minutos (voz apenas) e 20 MB por 5 minutos de vídeo-chamada.

Não permita que o WhatsApp baixe todas as mídias que recebe

Quem participa de grupos do WhatsApp ou tem aquele amigo que gosta de piadas sabe o que é ter o smartphone com a memória cheia de vídeos e imagens fofas, engraçadas e de tragédias. E se isso já incomoda na memória interna, imagine gastando seu pacote de dados precioso.

Para evitar isso, vá em Menu > Configurações > Dados e armazenamento > Download automático > Quando utilizar rede de dados e desative tudo o que considerar necessário, podendo escolher Fotos, Áudio, Vídeos e Documentos. Assim, o WhatsApp só realizará o download de uma dessas mídias se você tocar no arquivo específico.

Evite apps com publicidade excessiva

William Halfond e pesquisadores do Rochester Institute of Technology, nos Estados Unidos e Canadá, testaram os apps mais baixados do ano passado e usaram um smartphone carregado de ferramentas de monitoramento e descobriram que aplicativos grátis fazem uploads e downloads constantes através da publicidade mostrada.

Os pesquisadores descobriram que os apps com propaganda usavam até 100% mais dados do que os que não contêm publicidade e, em média, consomem 79% a mais de dados.

Configure a atualização dos aplicativos apenas em Wi-Fi

Entre na Play Store, depois selecione Menu > Configurações > Atualização automática do app > Não atualizar/Atualizar apenas na modalidade Wi-Fi.

Verifique os dados consumidos em segundo plano

Os aplicativos consomem dados mesmo quando não estão ativos como, por exemplo, para compartilhar informação do GPS. Dessa forma, acessando Configurações > Uso de dados > Uso de dados da rede móvel, você verá uma lista completa dos aplicativo em atividade e os dados que estão usando. Se selecionar um deles, aparecerão os dados utilizados em primeiro e em segundo plano, e haverá a possibilidade de restringir os dados em segundo plano de cada app.

Você também pode ir em Configurações > Uso de dados > Economia de dados e ativar essa função, caso tenha muito mais apps que devem ser restritos do que liberados. Em Acesso irrestrito a dados você consegue escolher quais apps ficam de fora dessa economia.

Salve documentos no dispositivo

Os serviços de nuvem são muito cômodos, mas alguns arquivos mais usados, como livros ou documentos importantes do Google Drive, podem ser salvos diretamente no aparelho, economizando assim os dados móveis. Uma opção interessante é fazer uso de aplicativos offline.

Utilize o Datally da Google

Recentemente, a Google lançou uma ferramenta gratuita para ajudar na economia de dados, e ela se mostrou realmente útil. Além de poder ficar de olho em quantos MB já gastou durante o dia, ele conta com ferramentas de economia de dados (inclusive fornecendo uma VPN), ajuda a verificar o saldo da internet junto a operadora e permite escolher quais apps não poderão acessar os dados em segundo plano.

Essas dicas vão ajudar a Mander seus dados mais seguros e vai economizar..