COMPORTAMENTO

COMO LHE DAR COM A INSEGURANÇA ANTES DE UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

O nervosismo antes de uma entrevista de emprego é comum, no entanto, pode interferir na segurança do candidato e, consequentemente, no seu desempenho. Uma pessoa insegura, por mais que queira, não demonstra seu melhor, pois não confia em si mesma e não consegue falar sobre suas habilidades.

Candidatos estão sendo constantemente avaliados durante a conversa e possuem apenas aquele momento para se destacarem dos demais concorrentes. Por isso, devem saber deixar a insegurança de lado – afinal, precisam mostrar por que merecem conquistar a oportunidade disputada.

Como lidar com a insegurança antes de uma entrevista de emprego? Bom, o nervosismo sempre estará presente, pois é um sentimento comum à experiência, mas é possível conquistar mais confiança para se posicionar positivamente:

Antes mesmo de inscrever-se para concorrer à oportunidade, o candidato deve estudar a empresa (missão, visão, valores, propósitos, negócios, clientes, produtos, serviços, situação financeira), os requisitos básicos da vaga (características técnicas e comportamentais) e o funcionamento da área de interesse.

Além disso, deve, também, estudar novamente seu currículo e rever suas principais competências e habilidades. Dominando o assunto, terá confiança o suficiente para responder quando for questionado sobre algum tema.

TREINE

Pode ser sozinho, com a mãe, o cachorro ou de frente para o espelho. O candidato deve treinar seu posicionamento para mostrar para si mesmo que é capaz de responder e também de questionar seu entrevistador.

Com as informações previamente estudadas, o profissional pode praticar com perguntas padrões de entrevistas de emprego, como “Por que você quer trabalhar aqui?”, “Como você pode contribuir para a empresa?”, “Quais são suas principais experiências profissionais?”, entre outras.

DESCANSE

Relaxar a mente antes de uma entrevista de emprego é fundamental para que o candidato consiga manter a calma durante a conversa. O dia anterior ao encontro deve ser reservado para atividades leves e que não demandem muito do profissional – horas antes da entrevista também: a pessoa deve estar descansada e, principalmente, não ter passado nervoso.

PREPARE-SE

A preparação antes da entrevista de emprego é necessária para evitar empecilhos no dia do encontro. É preciso verificar horário, local de realização, como irá se locomover até a empresa, quais documentos deve levar, quem deve procurar, como deve se vestir, com quanto tempo de antecedência deve chegar etc. Quando o profissional não enfrenta qualquer tipo de problema antes da entrevista, consegue ficar muito mais seguro: imprevistos podem abalar sua confiança e concentração.

ACREDITE EM SI MESMO

O candidato deve se auto avaliar: o que mais o incomoda em si mesmo? A partir do que analisou, o profissional precisa buscar melhorar esses pontos. Se é, por exemplo, falar rápido demais, precisa treinar falar um pouco mais devagar, para mostrar para si que consegue fazer diferente. Desenvolver a autoconfiança é essencial para que o candidato se sinta seguro na hora de falar.

PENSE POSITIVO

Pensar positivo é uma das melhores iniciativas que um candidato pode ter. O profissional deve fazer o exercício de se imaginar indo bem na entrevista e conquistando a vaga desejada. Para conseguir pensar sobre, pode lembrar de situações em que estava nervoso, mas superou e saiu-se bem.

Positivismo é fundamental na hora da conversa; demonstrar que está negativo ou que não acredita que é capaz de conseguir a oportunidade não é bem interpretado pelos recrutadores.