CRIANDO UM QUARTO DE ESTUDANTE
O quarto de estudante precisa ser apropriado para atender as necessidades de uma rotina crucial. Para criar esse espaço, não é preciso ter muitas exigências, mas sim de total atenção com o que está relacionado ao conforto e a disciplina, já que é um ambiente que influencia diretamente no cotidiano do aluno.
Antes de entrar a fundo em dicas para preparar esse estilo de quarto, vale destacar que a qualidade do sono é fundamental, por isso, a ideia é sempre buscar por elementos que colaboram para uma excelente noite de descanso.
Como criar um quarto de estudante?
Há diversos tipos de estudantes, aqueles que estão na escola, no cursinho pré-vestibular ou na faculdade. Independente dessas fases, para elaborar um quarto com características estudantis, é necessário considerar aspectos como: organização, espaço e funcionalidade. São pontos que permanecem direcionando todo e qualquer aluno.
Siga os próximos passos e entenda como transformar o quarto em um ambiente adequado e produtivo.
Quarto funcional
Como dito, uma das principais características para ter um quarto de estudante é que ele seja funcional. Ou seja, optar por itens versáteis, práticos e que otimizam o espaço.
De forma geral, muitas vezes uma mobília pode exercer mais de uma função, é justamente por essa que você deve optar. O móvel multiuso é uma alternativa para o aproveitamento desse ambiente, de preferência para quem desempenha mais do que o papel de estudante. Além disso, lembre-se que o objetivo é manter um quarto organizado, para isso, as tonalidades neutras e claras são uma aposta valiosa para um ambiente clean.
Estilo diferenciado
Fuja dos padrões! Apesar desse tipo de quarto ser padronizado, você pode estruturá-lo com o seu estilo, ou seja, uma decoração clássica, despojada ou alternativa. O importante é manter peças e objetos de decoração compatíveis com a sua personalidade.
Uma dica para deixar o quarto com um visual atraente e moderno é optar por estampas e cores vibrantes, em detalhes como a cabeceira, almofada, escrivaninha, quadros, entre outros que façam parte do quarto. As tonalidades nesses objetos agregam vida ao espaço e podem influenciar, inclusive, no estímulo aos estudos. Afinal, é mais animador estudar num ambiente reconfortante.
Mobiliário e acessórios
Os móveis e acessórios devem ser escolhidos a dedo, visto que alguns são indispensáveis para a criação de um ambiente voltado para estudantes. Imagine que a disciplina é um fator fundamental e você precisa de itens que te auxiliam com essa responsabilidade.
Primeiramente, é necessário saber separar o lugar de realizar cada atividade. Pensando nisso, vale ressaltar que as horas de leituras merecem ser passadas em um cantinho especial. Então, a dica é garantir uma poltrona e uma mesa lateral, onde vai proporcionar o máximo de conforto para colocar em prática essa atividade.
Outra possibilidade é unir o útil ao agradável e usar o mesmo móvel para criar uma área de estudo e uma rack organizadora. Além de servir como um espaço para ler e escrever, ajuda na arrumação de livros e objetos pessoais.
A escrivaninha é uma mobília obrigatória e primordial para quem deseja manter o foco nos estudos. É recomendável, principalmente, por ajudar a “manter a postura” na hora da leitura.
O cabideiro é uma peça muito utilitária nesse contexto, é um acessório versátil e necessário para dar assistência no momento de manter o ambiente em ordem, podendo ser parte da decoração.
Espaço para guardar o material
Último tópico e não menos importante é sobre itens básicos e que todo estudante, de fato, precisa ter: nichos, prateleiras e gaveteiros. Acredite, esses elementos mudam completamente o ambiente e são úteis para diversas funções.
O lado positivo é poder explorar outras cores e formatos através desses acessórios, um simples toque decorativo pode criar um ambiente cativante e benéfico para qualquer pessoa executar os estudos.
Considere que esse dormitório precisa estar sempre em sintonia e equilíbrio, sendo assim, procure construir um quarto que não interfira no seu bem-estar.