COMPORTAMENTO

DRIBLANDO A AUTOSABOTAGEM EM NÓS, APÓS RECEBER CRÍTICAS

Receber críticas nunca é uma coisa fácil. Por mais preparada que a gente esteja, nem sempre é fácil assimilar tal informação. Você já recebeu algum comentário que te fez questionar toda a sua capacidade? Eu já. Na semana passada, inclusive. Recebi um feedback que caiu super mal.

Por mais que eu tenha me habituado a receber críticas, dessa vez eu entendi o motivo do gosto amargo de ter que engolir aquela opinião. A outra pessoa tinha total razão. No momento que ela falou, fez todo o sentido.

Mas o fato da gente ter consciência das coisas não impede a gente de sentir, né? Pois bem, por mais que eu saiba receber críticas, não teve como evitar.

Eu senti. Muito. Senti tanto que cheguei ao ponto de questionar todas as minhas habilidades e meu potencial.

Como pode? Uma única frase foi capaz de derrubar a certeza de tantos anos de trabalho. Foi como se tudo o que aprendi e evoluí até aqui tivesse escorrido pelas minhas mãos. E aquela frase, ecoando na minha cabeça, até que eu conseguisse absorver a crítica e tentar entender o que poderia ser mudado.

Antes de tudo, eu tinha uma vantagem. A primeira e mais importante ficha tinha caído: admitir que a outra pessoa tinha razão. Nem sempre é assim. Ao receber críticas, tem vezes que essa sensação de inconformismo não vai embora. E fazer essa autoanálise é fundamental para resolvermos isso dentro da gente. Admitir nossos pontos fracos também.

Logo depois, precisei me lembrar tudo o que tenho feito de bom e correto. Foi assim que consegui resgatar dentro de mim que eu não sou um fracasso completo. Pelo contrário, tenho muitas qualidades, faço muitas coisas bem feitas.

E elas não perdem o valor porque eu algum momento eu tive que receber críticas que apontaram que falhei em determinado aspecto.

E enfim, me perdoei. Essa talvez seja a parte mais difícil ao receber críticas. Não deveria ser assim. A gente fala tanto em ter carinho com a gente mesma, em nos respeitarmos, em nos olharmos com mais amorosidade, mas se não ficarmos atentas, acabamos sendo nossa maior e pior sabotadora. Levou alguns dias, mas fui capaz de receber críticas, absorvê-las e me perdoar.

E assim, consegui seguir em frente, com a lição aprendida. E tentando ficar atenta para, caso aconteça isso novamente, eu nunca mais me sentir dessa maneira