FESTIVAL DE RECEITAS DO BRASIL – NORDESTE
Pratos preparados com peixes são típicos do litoral, enquanto manteiga de garrafa, carne-de-sol e charque representam o sertão. A rapadura é tradicional desde o ciclo da cana-de-açúcar, no início da colonização.
A África contribuiu muito durante a colonização. O clima e as raízes africanas trouxeram para a mesa o vatapá, sarapatel, caruru, acarajé, abará, bobó de camarão, xinxim de galinha, moqueca de peixe. O azeite de dendê e a pimenta também marcam presença na mesa nordestina. Entre os doces, há cocadas, quindim, baba de moça e o famoso “bolinho do estudante”, feito de tapioca.
No litoral de Pernambuco, são tradicionais os peixes, ensopados de camarão e casquinhas de siri, a carne-de-sol e a buchada de bode ou carneiro. No Ceará, há pratos à base de frutos do mar . Doces, sucos e sorvetes feitos com frutas tropicais: cajá, seriguela, graviola, pitomba, pitanga, jambo, coco.
Bolo de Macaxeira – Mandioca ou Aipim
INGREDIENTES
-
Para o caramelo
-
2 xícaras de açúcar
-
1 xícara de água
-
Massa:
-
1kg de macaxeira ( mandioca) crua ralada
-
650g de açúcar
-
5 ovos inteiros grandes ligeiramente batidos
-
1 coco fresco grande ralado fino
-
250g de manteiga derretida
MODO DE PREPARO
- Para o caramelo:
- Numa panela, leve o açúcar ao fogo e deixe ficar dourado, não muito escuro. Fica líquido. Vá colocando a água aos poucos. Deixe no fogo até ficar em ponto de fio grosso sem mexer, como o ponto de calda de pudim.
- Massa:
- Numa tigela, coloque a mandioca, o açúcar, os ovos, o coco e a manteiga. Misture bem com uma colher de pau. Passe o caramelo em toda a forma com furo no meio (capacidade de 3 litros) e deixe esfriar por 10 minutos aproximadamente. Despeje a massa e asse em forno médio (200ºc) por 50 minutos a 1 hora.