FESTIVAL DE RECEITAS DO BRASIL – NORTE
Região Norte
Caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, pato no tucupi. De origem indígena, o tacacá é uma sopa com tapioca, camarão seco, pimenta e tucupi, nome de um molho preparado com mandioca e jambu que acompanha o pato ou o peixe. Na sobremesa, doces de castanha-do-pará e frutas típicas: açaí, cupuaçu e graviola.
INGREDIENTES00
-
200 g de peito de pato
-
1 pedaço de folha de bananeira 30×30
-
Sal, pimenta do reino e alho amassado a gosto
MOLHO
-
200 ml de tucupi (caldo de mandioca fermentado)
-
50 g de cebola
-
1 dente de alho
-
2 folhas de chicória do Pará
-
Pimenta de cheiro
-
10 a 20 g de farinha de carimã (ou farinha de mandioca fina e crua)
CUSCUZ
-
100 g de farinha d’água
-
50 ml de leite de coco
-
30 gramas de cebola roxa picada
-
20 g de tomate picado
-
20 g de pimentão vermelho picado
-
½ pimenta de cheiro picada
-
2 folhas de chicória pequena
-
20 g de castanha do Pará picada
MODO DE PREPARO
PEITO
- Tempere o peito de pato com sal, pimenta do reino e alho. Deixe descansar por uma hora. Depois, enrole o peito de pato na folha de bananeira até que forme um envelope. Leve à frigideira bem quente até tostar as folhas, virando cerca de cinco minutos cada lado.
MOLHO
- Cozinhe o tucupi com o restante dos ingredientes, ajuste o sal a gosto e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos. Depois, leve o caldo a um coador e volte com o que restou para o fogo, em uma panela pequena. Engrosse o caldo com a farinha de carimã. Depois, cozinhe até engrossar e ficar no ponto de molho liso. Retire do fogo.
CUSCUZ
- Hidrate a farinha d’água com o leite de coco e deixe descansar por cinco minutos para ficar fofa. Depois, junte o restante dos ingredientes e finalize com sal e pimenta do reino.
MONTAGEM DO PRATO
- Em um prato de barro, coloque o molho embaixo do prato, fatie o pato em três porções e disponha no prato junto com o cuscuz. Decore com broto de coentro e regue com azeite de castanha.