INTELIGÊNCIA EMOCIONAL VOCÊ SABE O QUE É?
Muito se fala em inteligência emocional em diversos aspectos da nossa vida. Admiramos quem consegue estar no meio da adversidade sem se deixar abalar, exaltamos quem consegue ser bem sucedido sob pressão e ficamos com a ideia que ter inteligência emocional é para poucos. Porém, ela pode ser uma grande aliada e uma excelente ferramenta pra lidar com diversas situações dentro de nós mesmas e no nosso relacionamento com o mundo a nossa volta.
Por isso, queria te chamar pra usar um pouquinho da sua inteligência emocional para que isso traga resultados efetivos na forma como você se enxerga e se relaciona consigo mesma. Vem comigo?
Primeiro, caso você já tenha ouvido falar ou até entenda o que seja, mas não saiba o conceito de inteligência emocional, vamos a ele: “Inteligência emocional é um conceito que traduz a capacidade de um indivíduo de perceber e gerir as próprias emoções para, assim, reconhecer e interagir mais facilmente com os sentimentos dos outros, e ainda lidar melhor com as demandas e adversidades diárias”. Parece familiar, não? 😉
E olha como você sabe mais de inteligência emocional do que pensa. Os pilares dela são: autoconhecimento, motivação, controle emocional, habilidades sociais e empatia. Tudo sobre o que conversamos aqui no blog, né? Mas sabemos na prática que falar a respeito é fácil, viver que é difícil, então quero dividir com vocês algumas ideias que podem ajudar a colocá-la de fato em prática.
Aprenda com os erros, os seus e os dos outros!
Dizem que a gente aprende com os nossos erros. De fato, por mais que pareça que saímos perdendo, no fim, ganhamos experiência e a vida é sobre isso, afinal. Mas eu sou uma entusiasta de não aprender apenas com os nossos erros. Da mesma forma que nos inspiramos com o sucesso alheio, podemos observar os erros dos outros também. Usar outras experiências para refletir o que faríamos. A gente não precisa sempre se dar mal ou se meter na roubada para aprender, a observação também é um método de aprendizado!
Inteligência emocional também é encarar suas emoções
Muitas vezes pode ser complicado rever como nos sentimos a respeito de nós mesmas, a respeito de outras pessoas e até mesmo de situações. Mas lidar com esses sentimentos nos ajuda a resolvê-los dentro da gente. Não é algo automático, muitas coisas precisam ser tratadas com o tempo, mas o importante é começar este processo. Sem medo do que vai encontrar pela frente e se responsabilizando sempre pelas suas escolhas.
Tenha empatia
Sei que muita gente acha que empatia é uma utopia, mas não é. A gente vive batendo nessa tecla justamente porque ela é fundamental. A gente só consegue ser útil e ajudar as pessoas e a nós mesmas quando temos empatia. Se colocar no lugar do outro nos ajuda a compreender melhor o mundo ao nosso redor e a processar melhor os sentimentos. Seja para perdoar, para diminuir o rancor, para ajudar, para resolver o que tiver mal resolvido dentro da gente. Vai por mim, funciona!
Não seja cruel consigo mesma
Pare de ser tão julgadora com você. Quando seus pensamentos cheios de auto sabotagem invadirem sua cabeça, para e pensa: “eu falaria isso para uma amiga?”. Não deixe seus critérios ou até mesmo sua mente agiram contra você. É justamente porque pensamos desta forma que acabamos tendo questões com a nossa autoestima e nos limitamos. Ter um olhar amoroso sobre você mesma, sobre seu corpo e suas atitudes vai muito além da autoestima. Ele também nos ajuda a ganharmos segurança de sermos quem somos e bancarmos nossas ideias sem medo de julgamentos alheios. Isso também é inteligência emocional.