MELHORANDO O CONSUMO DA BATERIA NO IOS 11
00Todos os anos, quando a Apple lança uma nova versão do sistema operacional, boa parte dos usuários reclama de que o iOS passou a consumir bem mais a bateria do iPhone. O problema é que isso não acontece com todo mundo, apenas com uma parte, o que evidencia que não é algo associado diretamente ao sistema, mas possivelmente a uma configuração individual de cada usuário.
Então, como fazemos todos os anos, vamos mostrar algumas possíveis soluções para ajudar a resolver o problema caso você faça parte dos usuários que estão passando por isso.
Maior uso
Algo que é normal na primeira semana em que um novo iOS é lançado é utilizarmos bem mais o dispositivo para descobrir todas as novidades apresentadas. Como usamos mais o aparelho, gastamos naturalmente mais recursos e aí ficamos com a impressão que a bateria está “gastando mais rápido” do que o normal, quando na realidade estamos é usando o aparelho bem mais do que de costume. Com o passar do tempo, voltamos ao uso cotidiano e a coisa se normaliza. Portanto, analise se, de fato, você não passou a usar mais o dispositivo ultimamente, antes de dar a culpa ao sistema
Problemas na atualização
Não, não é normal o iOS 11 consumir mais bateria do que o de costume; ele foi otimizado para funcionar tão bem quanto o iOS 10. Se você passou a notar um consumo muito maior de bateria após a atualização para o novo sistema, então algo está errado.
Caso você note que o desempenho do seu iPhone caiu após a atualização, pode ser que alguns arquivos podem ter ficado corrompidos e para isto precise fazer uma restauração de fabrica do aparelho.
Para fazer uma restauração do sistema, basta conectar o iPhone ao iTunes do computador e clicar em Restaurar. Antes disso, faça um backup do aparelho no computador (ou no iCloud) para se certificar que não irá perder nada importante. Se você não quiser recuperar o backup, é ainda melhor, pois ele muitas vezes traz arquivos corrompidos antigos que também podem influenciar no desempenho geral.
Portanto, esta é a nossa primeira recomendação quando usuários estão enfrentando problemas de bateria após a atualização. É uma solução mais radical, mas é a que mais funciona. Se ela mesmo assim não resolver seu problema, então a causa pode ser outra.
Problema de hardware
Uma possibilidade a ser considerada é que seja um problema na bateria física. Todo e qualquer smartphone possui baterias que se desgastam com o tempo, e isso é inevitável com a tecnologia atual. Portanto, se seu aparelho já tem alguns bons anos “de vida”, é possível que a autonomia da bateria não seja mais a mesma.
Mas como saber? Felizmente o iOS recentemente introduziu uma maneira de diagnosticar problemas na bateria física. Para saber se seu aparelho está sofrendo disso, abra os Ajustes e vá no menu Bateria. No topo da tela, caso o hardware esteja com problema, um aviso aparecerá solicitando que você procure uma assistência.
Otimização do sistema
Claro que você também pode tomar algumas atitudes para reduzir o seu consumo de bateria, com dicas para desligar ou reduzir o uso de algumas funções nativas. Mas isso não é específico para o iOS 11 e serve para todos os sistemas.
Espero que essas dicas lhe ajudem ao melhor, caso entre em contato com o suporte da apple!