PARA QUE SERVE CADA TIPO DE ESPONJA DE MAQUIAGEM?
Gota, gota cortada, triangular, 360º, redonda… conhece todos esses tipos de esponjinhas de maquiagem? Acredite: cada uma delas tem uma função específica na maquiagem (seja para base, corretivo ou pó) e pode ser a aliada que faltava em nome do acabamento perfeito no look!
Para te ajudar nessa tarefa, separamos um guia completo explicando para que serve e como usar cada tipo de esponja de make. Agora vai ser mais fácil escolher a mais certeira para o seu ritual de beleza diário. Aproveite!
1. Gota
Como é: imitando mesmo o formato de gota, ela tem uma extremidade mais fina e pontuda, enquanto a outra é uma base arredondada e mais larga.
Para que serve: esse tipo de esponja de make é perfeita para espalhar base, corretivo e pó – e cada parte é mais indicada para uma região do rosto. Na hora de aplicar os produtos, por exemplo, use a parte pontudinha para alcançar os cantinhos e a parte arredondada para espalhar no centro do rosto.
2. Gota cortada
Como é: bem parecida com a esponja de gota, a diferença aqui é que na base existe um corte transversal, deixando essa parte arredondada e achatada ao mesmo tempo.
Para que serve: a gota cortada é multifunção, podendo ser usada em diferentes partes da maquiagem. Enquanto a parte arredondada é ideal para a base, a ponta ajuda a alcançar cantinhos como o nariz e os cantos dos olhos. Já a parte reta é ideal para aplicar iluminador ou fazer o contorno.
3. Redonda
Como é: uma das mais clássicas, essa versão de esponja não é tridimensional, e sim achatada. Ela tem o formato de um círculo e é reta dos dois lados.
Para que serve: a esponja redonda é mais indicada para produtos em pó. Sua principal função é aplicar o pó compacto ou translúcido sem deixar marcas na pele. Ela também pode ser usada para limpar resquícios de sombra abaixo dos olhos.
4. Triangular
Como é: a esponja triangular é bem tradicional e tem formato tridimensional. Com a forma de um triângulo, ela pode ter a base reta ou arredondada.
Para que serve: por ter pontas finas, esse tipo de esponja é ideal para aplicar base ou corretivo em áreas menores do rosto. Além disso, geralmente a esponja triangular é descartável, o que faz com que seja mais higiênica.
5. Retangular
Como é: outro formato muito tradicional, a esponja retangular tem o formato que o nome sugere: é retangular e achatada. Por isso, ela tem dois lados mais largos e os outros mais finos.
Para que serve: esse tipo de esponja é muito indicada para quem tem pouca experiência com maquiagem. A esponja retangular ajuda a aplicar a base com mais facilidade e é indicada para regiões maiores, como o pescoço e a testa.
6. 360º
Como é: ela é parecida com a gota, mas com um formato mais curvilíneo. Ou seja, ela tem a ponta da gota, mas termina com uma barriguinha arredondada.
Para que serve: esse tipo de esponja é uma das mais versáteis. Sua lateral permite aplicar a base e conquistar alta cobertura, enquanto a base arredondada garante um acabamento mais natural. Já a ponta fina é ideal para aplicar o corretivo.
7. Redonda e achatada
Como é: esse tipo de esponja tem formato de esfera, mas com dois lados achatados. Algumas vezes ela vem na ponta de um pincel.
Para que serve: graças às suas laterais achatadas, a esponja redonda e achatada é muito usada para fazer o contorno do rosto. Ela é ideal para quem não tem muita prática e se confunde com os pincéis.
8. Minigota
Como é: a minigota tem exatamente o mesmo formato da esponja em gota comum, mas é bem menor e, algumas vezes, vem na ponta de um pincel.
Para que serve: esse tipo de esponja é ideal para aplicar o corretivo, especialmente em áreas pequenas, como o canto dos olhos ou diretamente sobre espinhas.