PORQUE TODO MUNDO QUER SE TORNAR UM YOUTUBERS?!
Antigamente a televisão era o maior meio de comunicação no mundo, com o surgimento da internet as coisas mudaram e não mais assim. hoje podemos dizer que a canais no youtube que sim concorre com a tv. Alguns acreditam que essa é uma moda passageira, mas na opinião do doutor em comunicação Dado Scneider é uma tendência irreversível de um canal de comunicação que já disputa o público. “É um novo canal que veio para ficar, é o concorrente direto da televisão para jovens abaixo dos 20 anos. Alguns adolescentes não sabem o que é novela das 8, Jornal Nacional, horário nobre”, explica. Para o especialista, é um novo meio que se instalou na geração mais nova, mas que já tem conquistado os mais velhos também. “Os canais de YouTube estão para a TV, como os shoppings estão para o comércio do centro da cidade. Deslocou-se o público”, explica.
Para aqueles que estão curiosos ou em busca de indicações, selecionamos os cinco principais youtubers do país. Antes que você reclame que o seu favorito não está no ranking, é bom explicar: para a lista, selecionei apenas os canais com o maior número de assinantes de acordo com o ranking da Social Blade — ou seja, critérios como popularidade em eventos ao vivo ou quantidade de visualizações totais não foram levados em conta. Deixamos de lado também as networks e canais de grupos, como o Porta dos Fundos, já que isso é tema para outro vídeo.
1. Kéfera Buchmann
Essa já é figurinha carimbada da internet. Kéfera Buchmann, do canal 5incominutos, acumula quase 7 milhões e 600 mil inscritos. Os vídeos falam sobre os mais diversos assuntos e mostram a opinião forte da curitibana. Kéfera já ultrassou a barreira do YouTube. A moça já lançou um livro campeão de vendas e vai protagonizar um filme de comédia em 2016. Ou seja falando serio, o talento ali sobra, os videos são engraçados, outrora mexem com a opinar publica, mas como ela mesma diz, eu não ligo!
2. Whindersson Nunes
Você pode não conhecê-lo, mas vai ficar chocado com os números de Whindersson Nunes: esse humorista nascido no Piauí tem quase 6 milhões e 400 mil inscritos. Seus vídeos sobre o cotidiano, gravados com ele sem camisa, de boné e num quarto simples, falam sobre… tudo, de cinema a escola e WhatsApp. Ele também tem paródias musicais que ultrapassam 3 milhões de visualizações sem esforço. Whindersson já tem uma carreira mais que consolidada com shows de stand-up por todo o Brasil e até já lançou um CD.
3. Júlio Cocielo
O dono do Canal Canalha também é um dos grandes youtubers atuais. Júlio Cocielo tem cerca de 5 milhões e 600 mil inscritos e visualizações de dar inveja. As produções são sempre de humor e contam com Júlio fantasiado, fazendo personagens e contando sobre a vida. Três anos após criar o canal, o talento foi reconhecido e ele se tornou um dos mais novos integrantes do Pânico na Band.
4. Pedro Rezende
Você pode não fazer ideia de quem é Pedro Afonso Rezende, mas o nome Rezendeevil com certeza é familiar. Esse canal de gameplay conta com quase 5 milhões e 500 mil inscritos. Ele largou o sonho de ser jogador de futebol para se tornar realidade no YouTube. Seus vídeos de Minecraft têm histórias malucas e aventuras que você nem imaginava que eram possíveis no game de blocos. Ele também já lançou um livro baseado no canal e no jogo.
5. Iberê Thenório
Quem aí nunca aprendeu alguma gambiarra ou fez um experimento do Manual do Mundo? O canal de Iberê Thenório está quase na barreira dos 5 milhões de inscritos. São dois ou três vídeos por semana, com vários convidados e temas que mudam bastante, de mágicas e pegadinhas a curiosidades, mas sempre com ciência e humor no meio.
Negócio rentável?
Além de ser um hobby para os jovens e uma maneira de se expressarem, a produção de vídeos no YouTube vem se tornando um negócio rentável para muitos deles em um país que vê a audiência da internet crescer a cada ano. Atualmente, o site conta com um bilhão de visitantes únicos por mês no mundo e o Brasil é o segundo país em tempo de vídeos assistidos, atrás somente dos Estados Unidos.
Uma pesquisa encomendada pelo Google, no segundo semestre de 2015, revelou que somos 90 milhões de espectadores de vídeo online no Brasil, consumindo, em média, oito horas semanais de vídeos na Web, o que pode representar um bom negócio para os canais mais populares. Os vídeos são monetizados de acordo com as visualizações das publicidades que aparecem. Porém, o dono de um canal só ganha se um usuário realmente assistir a publicidade – que geralmente é evitada por muitos, quando aparece no início de um vídeo como opção -, o que torna difícil o cálculo. Uma pessoa que possui entre 500.000 e um milhão de inscritos, por exemplo, pode chegar a ganhar de 6.000 reais a 50.000 por mês.
No entanto, a youtuber Kéfera ressalta que começar um canal com a intenção de ficar rico não é o mais aconselhável. “Você precisa de muitas visualizações e certa popularidade, de números, porque o YouTube se baseia nisso para te pagar. Acho que é um risco que você toma sabendo que há muita chance de dar errado”, diz. Ela afirma que em um canal como o dela se consegue uma boa renda com as visualizações, mas que é ainda mais rentável com as publicidades que faz fora dos vídeos. “As marcas estão acreditando mais no poder dos nossos vídeos, nos procuram mais pedindo para fazer publicidade. Estamos conseguindo fazer um pé de meia”, afirma. E ainda estima-se que Kéfera ganha nada mais e nada menos que 80mil por mês nesta brincadeira!
Para a youtuber, o seu sucesso é fruto de uma postura irreverente. “Falo o que penso, os internautas se sentem identificados com as minhas histórias. E acho que quem pretende começar do zero precisa procurar fórmulas novas ou adaptar algo que existe com um toque novo. Para mim, também foi uma maneira de mostrar meu trabalho como atriz”, explica.
Vale lembrar que tudo precisa de trabalho, dedicação e muito tempo, e o sucesso, não cega amanha, você também não ficara rico da noite para o dia. tudo e um processo, tudo tem seu tempo, o risco de nada der certo. mas e um modo de colocar para o mundo o que realmente você pensa!
Obrigado até a próxima!