QUANDO UM AMIGO INVADE SEU ESPAÇO
Ter amigos é fundamental para uma vida saudável, mas nem todos os “amigos” conseguem viver sem se intrometer, um na vida do outro. Os amigos são importantes em todos os momentos da vida, mas só se reconhece os verdadeiros, nas horas difíceis, pois eles não nos abandonam jamais.
Liberdade de escolha
O verdadeiro amigo é aquele que não sufoca, que da liberdade ao outro de fazer suas escolhas e sabe, acima de tudo, aceitar novos amigos. Essa é a realidade de como deve ser o relacionamento entre ambos, mas existem também aqueles que se acham no direito de interferir nas escolhas e não aceitam as decisões do outro.
A liberdade de um termina a onde começa a do outro
Amigo egoísta
O egoísmo é um sentimento que não deve existir entre amigos para que a relação e o afeto possam ser duradouros. Aquele “amigo” que tem inveja do sucesso e da popularidade do outro, e acaba interferindo na vida pessoal e profissional tornando a convivência insuportável. A inveja é um dos sentimentos que mais faz mal as pessoas, tanto para quem é invejoso quanto para quemé o alvo da inveja, por isso é importante conhecer bem a pessoa antes de taxá-la de “amiga”.
Invasão de privacidade
É comum ver aquela amiga, que entra na sua casa e vai pegando as coisas sem pedir permissão, por se achar no direito de invadir a sua privacidade. Esse é um limite que deve ser imposto pela própria pessoa, pois ela deve ter consciência de que a liberdade de uma termina onde começa da outra. Esse tipo de respeito deve ser cultivado entre as amizades, mesmo naquelas que já duram anos, pois só com muito carinho, respeito e admiração que as verdadeiras amizades fluem. Permitir que outra pessoa interfira na sua vida sem dizer nada é sinônimo de fraqueza, por mais amigo que seja, ele não tem o direito de tomar decisões, mas de orientar o outro para que ele possa decidir o que é melhor em qualquer que seja a situação. E você que tipo de amigo é?