QUARTOS PEQUENOS – DICAS
Ao fazer uma decoração, nem sempre é possível dispor de um grande espaço. Mas isso não precisa ser um problema, basta ser criativo e organizar os itens com inteligência para que o cômodo se torne aconchegante e convidativo, além de parecer maior do que é.
Vamos descobrir algumas dicas e truques de decoração para quartos pequenos em geral, muito comuns em apartamentos, evitando deixar aquela sensação de aperto e aproveitando todo o espaço disponível. Confira!
1. Escolha cores claras
Cores claras e neutras transmitem sensação de amplitude, em oposição às escuras, tornando o ambiente mais arejado, leve e prático. Mas você pode inserir cores vivas nos objetos a fim de dar uma nova cara ao seu quarto, como por exemplo em almofadas, quadros ou alguns móveis. É possível também escolher uma única parede para destacar. Evite sobrecarregar o quarto com cores em excesso, mantendo o equilíbrio no seu local de descanso.
2. Não exagere na quantidade de objetos do quarto
Como diz o ditado, “menos é mais”. E isso vale, especialmente, para o caso da decoração de quartos pequenos. Evite a poluição visual com excesso de artigos decorativos, o que pode aumentar a sensação de que o cômodo é menor e fazê-lo até parecer sufocante. Deixe apenas as coisas importantes na cabeceira, poucos itens nas paredes e evite amontoados de objetos.
3. Prefira móveis planejados
Móveis encomendados sob medida são mais caros? Sim, mas podem valer a pena para que você aproveite todos os espaços do ambiente, como cantos e paredes, permitindo armazenar uma quantidade maior de objetos de maneira adequada. Móveis 2 em 1 são muito úteis em ambientes pequenos, economizam espaço e são muito práticos.
4. O truque da linha baixa
Na arquitetura, recomenda-se manter baixa a linha dos móveis para que o cômodo transmita a impressão de ser maior. Cuidado para que os móveis não dificultem a circulação no quarto. De preferência, não coloque obstáculos em áreas de passagem.
5. TV e abajures nas paredes
Objetos acoplados às paredes economizam espaço e dão mais elegância ao quarto. Luminárias podem ser instaladas no teto, mas saiba também aproveitar a luz natural que vem das janelas para clarear o quarto e mantê-lo arejado e amplificado. O melhor é que a TV fique na parede de frente para a cama.
6. Espelhos e prateleiras
Aqui temos uma superdica para ampliar o espaço do quarto: espelhos. Dê preferência aos de corpo inteiro, fazendo com que o reflexo mostre áreas de cores claras ou iluminadas. O ideal é recorrer a espelhos que ocupem toda a parede.
Por fim, outro elemento prático são as prateleiras e os nichos embutidos, que, além de armazenar objetos, não deixam de ser elementos de decoração. Neles, você poderá guardar livros, artigos divertidos, que acalmem etc.