SAIBA COMO AJUDAR ALGUÉM QUE ESTA EM DEPRESSÃO!
A depressão é um assunto muito complicado. Pra quem não sabe eu ando meio depressivos, por coisas e grandes mudanças que acontecem em minha vida. O que acontece é que quando estamos com depressão, muita gente quer ajudar, mas poucos sabem como é, nessas horas, trocar as mãos pelos pés é muito arriscado..
Se você está passando por um momento difícil desses, queria dizer que esse post não é voltado para você, mas que você pode – e deve – lê-lo até o fim para saber como lidar com seus amigos e ajudá-los a te ajudar! Sim, porque eles querem te ajudar, mas muitas vezes não sabem como, afinal de contas, o calo nunca aperta em quem não calça os nossos sapatos… Saber lidar com alguém que passa por um momento desses é difícil, por isso eu fiz esse post fiz uma boa pesquisa e leitura um pouco sobre a abordagem da depressão, pensando em ajudar as pessoas que querem ajudar quem precisa.
Não é besteira
Não importa se fulano amputou o pé e tá sorrindo, depressão não é besteira e não deve ser diminuída perto de nenhuma outra doença “pior”, sei que as vezes falamos isso com o intuito de animar quem amamos, mas o tiro pode sair pela culatra e fazer a pessoa se sentir pior ainda.
O sentimento que dá é algo do tipo: “Putz, ele tem razão, eu não devia estar assim, mas porque eu estou então? Eu sou um inútil mesmo, não consigo nem ficar bem…” E isso pode fazer a pessoa entrar cada vez mais fundo na depressão.
Não queremos falar
Uma pessoa em depressão pode não querer falar sobre o que está acontecendo, ou até mesmo pode nem sequer entender o que está acontecendo, então não o force. As vezes o silêncio é a melhor companhia. Não nos deixe sozinhos, mas não nos faça falar, quando quisermos pode apostar que as palavras sairão sem ser pedidas. Fique ao nosso lado e procure dar apoio.
Não somos de vidro
É claro que as pessoas em depressão devem ser olhadas com mais atenção, devem ser privadas de algumas situações que possam expô-las a gatilhos que façam com que se sintam pior, mas não são de vidro, você não precisa escondê-la do mundo e protegê-la de todo o mal. Deixe que a vida vá fluindo…
Pequenos passos, grandes conquistas
Não espere que alguém em depressão vá aceitar seu convite para a balada, eu sei que foi feito com a melhor intenção, você só quer ver a pessoa bem em um ambiente divertido e descontraído, mas calma! Pequenas coisas já devem ser consideradas grandes vitórias! Que tal começar com um piquenique na garagem? Depois um jantar com a família? Depois sentar na varanda e olhar a rua, dar uma volta no quarteirão, levar o cachorro pro parque de manhã… Uma coisa de cada vez. A casa e a cama são o porto seguro de quem está em depressão, não queira afastá-lo assim de uma vez!
Endorfina!
Endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física, ela é responsável por liberar uma sensação de bem estar. A depressão mina a produção de endorfina no nosso corpo, então precisamos de estímulos exteriores que nos façam sentir esse bem estar. Nosso doce preferido, um filme, uma comédia, um stand up… Coisas pequenas e rápidas, porque uma pessoa com depressão muitas vezes não consegue se prender a algo por muito tempo.
Dê o ombro amigo
Deixe a pessoa chorar, não minimize o sofrimento de quem está em depressão, nada de falar que é preciso ver o lado bom da vida e todos esses conselhos prontos que ouvimos por aí. Diga que a vida tem picos, altos e baixos e que você estará lá em todos eles. Que a pessoa pode contar com você e que você irá respeitar esses momentos.
Fique atento!
Infelizmente sabemos que muitos casos de depressão terminam em suicídio. Você não precisa vigiar a pessoa 24 horas por dia, mas fique atento, normalmente a pessoa em depressão dá dicas do que fará e de como se sente, palavras e pensamentos relacionados à morte ou coisas como “seria tudo melhor se eu não existisse” são alertas e uma ajuda profissional é indispensável nessas horas!
Espero eu que esse post possa ajudar a todos que precisam lidar com alguém que se encontra em depressão, não é brincadeira, é uma doença séria e precisa de cuidados como qualquer outra. Devemos ser pacientes com quem está em uma situação dessas e sempre nos fazer presentes, dessa forma a pessoa sentirá o apoio que precisa e poderá começar a dar os passos certos em busca de uma melhora, pois muita das vezes quem tem depressão usa o seu silencio para pedir ajuda e mudanças de hábitos eu espero ter ajudado e saiba ajudar você também!