COMPORTAMENTO

SAPIOSSEXUAL; ATRAÇÃO POR INTELIGÊNCIA

Você concorda com a frase que diz que “a inteligência é afrodisíaca”? Se interessa muito mais pelo intelecto de uma pessoa do que pela sua beleza? Então, talvez você seja sapiossexual e nem sabe. Nunca ouviu falar disso? Tudo bem.

O que é sapiossexual?

Sapiossexual é um termo utilizado para definir pessoas que sentem atração sexual pela inteligência. “Um sapiossexual se atrai e se envolve pela inteligência do outro acima de qualquer atributo físico, estético, social etc.”, explicou a psicóloga.

Além de ter explicações na história individual de cada pessoa, a relevância da inteligência na hora de buscar um parceiro ou uma parceira pode estar diretamente ligada à teoria da evolução da espécie.  “Sendo a inteligência um fator que determina a capacidade de sobrevivência, habilidades cognitivas e a capacidade de resolver problemas podem gerar sensações de segurança, admiração e afiliação, características que contribuem para o desejo sexual”. Não é interessante?

Características do sapiossexual

Uma pessoa sapiossexual costuma instigar conversas de conteúdo mais intelectualizado e esses conteúdos logo despertam também o desejo sexual. Confira outras características para descobrir se você se identifica:

  • Não liga para idade ou beleza: o sapiossexual sente atração, tanto sexual quanto romântica, por pessoas educadas, inteligentes e carismáticas.
  • Procura escrever e se comunicar da forma certa: e isso é algo que nota bastante quando está procurando por um(a) parceiro(a).
  • Dá valor a outras riquezas: os livros que a pessoa já leu ou filmes que assistiu dizem mais do que roupas e posses.
  • Tem inteligência emocional: uma pessoa sapiossexual aprecia maturidade, alguém que saiba resolver problemas e compreender os sentimentos dos outros.

Vale lembrar que as características acima são uma forma generalizada de descrever as pessoas que se atraem pelo intelecto e cada pessoa vivência a sua sexualidade, atração sexual e relacionamentos de uma forma particular.

A sexualidade humana e a forma de se relacionar é muito complexa e, as experiências, muito particulares. Se você sente que precisa de uma conexão especial antes de se envolver com alguém, seja pela “química intelectual” ou por conta de outros interesses em comum, vale a pena conhecer mais sobre a demissexualidade e quebrar tabus associados a atração sexual.