SERIO!!! PAREI DE ME ESFORÇAR PARA ENTENDER AS PESSOAS…QUEM QUISER QUE SE EXPLIQUE MELHOR!
Acordei hoje e vi essa frase no whats de uma amiga. Fiquei pensando nisso…em quantas vezes eu perdi o sono tentando entender as atitudes das pessoas, procurando causas e interesses por trás de cada ato.
Será que nossa paranóia está tão grande que não podemos acreditar nunca que alguém possa fazer algo sem buscar interesse pessoal nisso? Será que temos que pensar que todos são mentirosos só porque as vezes nós mesmos somos assim? Será que por trás de toda frase, de todo elogio existe algum interesse ou algum sarcasmo escondido nas entrelinhas? Será que estamos tão marcados, que agora temos dificuldade de acreditar até mesmo nas coisas boas que nos acontecem?Ou será apenas meu desvio psiquiátrico de mania de perseguição se manifestando mais prematuramente do que eu imaginava que fosse?
Já presenciei coisas maravilhosas das pessoas, e outras atitudes assustadoras também….e só consigo pensar em uma coisa: a humanidade continua me surpreendendo….seja com sua bondade, seja com sua indeferença, maldades e mentiras.
É impressionante o quanto algumas pessoas conseguem ser dissimuladas. Falam uma coisa e dias depois já pensam o completo oposto do que falaram. Com isso ficamos sem entender o que acontece e sem saber como agir. Porque não pensar antes de fazer a besteira?
Por isso sempre tento fazer e falar o que me dá vontade…sem preconceitos, sem barreiras ou falso moralismo…falo o que falo porque estou com vontade e pronto! Mas, sempre penso muito antes de falar, para não magoar ninguém…e se tiver que falar algo que possa magoar, tento fazê-lo da forma mais gentil e menos ofensiva possível. Assim como também tento aplicar isso as minhas atitudes.
Não sou perfeito e sei que muitas vezes não consigo fazer isso…mas pelo menos eu tentei, e tenho isso a meu favor. Acredito piamente que a maior barreira para o sucesso é o medo de falhar. Não consigo entrar num desafio já me sentindo derrotado, não deixo de fazer nada apenas por medo do desconhecido ou de como poderei usar aquele aprendizado mais para frente. Acredito que as coisas vão se desenrolando conforme vamos seguindo nosso caminho.
Sei que é difícil isso, na verdade pode até ser impossível para algumas pessoas pensar fora da caixa, mas fico feliz por não ser uma delas e sempre que puder tentarei mostrar o outro lado. Tentarei mostrar que ninguém é bom o suficiente para poder julgar outra pessoa, que temos que diferenciar e separar muito bem certas atitudes de algumas pessoas pois, por trás dessas atitudes se escondem conflitos psicológicos muito mais complexos que nem mesmo a psicologia moderna é capaz de explicar.
Antes de julgar alguém, experimente estar no lugar dela. Experimente tudo antes de mostrar sua opinião sobre o assunto, só assim você estará pensando por si só e não sobre suposições alheias. PENSE! E SE ENTENDA, SE CONHEÇA! Só se compreendendo é que você será capaz de entender as outras pessoas sem julgá-las.
Entendeu?
bjs