SOBREVIVENDO AO PÉ NA BUNDA!
Levar um pé na bunda não é fácil. Se recuperar de uma separação que não foi em comum acordo não é algo que acontece em um dia. A gente passa pela fase da tristeza, da raiva, da auto comiseração, de achar que nunca mais vamos encontrar outra pessoa.
Na maior parte das vezes leva tempo até que estejamos de fato prontas para outra. Saber respeitar esse tempo interno é importante, mas isso não significa que você precisa ficar arrastando corrente por aí.
Conversando com umas amigas sobre o assunto, e lembrando de experiências desagradáveis minhas, resolvi juntar algumas dicas que já foram úteis. Espero que ajude 😉
1 – Entenda que se recuperar de um pé na bunda leva tempo. Mas não tempo demais
A gente fica mesmo bem triste, e isso pode durar algum tempo, o que é perfeitamente normal. Mas mantenha-se atenta. Quanto tempo vira tempo demais? Cada pessoa vai ter uma resposta, e tá tudo bem você ainda não se sentir pronta para uma nova relação. Tudo bem você ainda sentir falta ou até mesmo lamentar. Mas aquele sofrimento lá do início, uma hora precisa acabar.
É muito fácil se sabotar. É fácil se botar no papel de vítima e ficar lá. Mas ao aceitar esse papel, você acaba esquecendo o seu verdadeiro valor. Não caia nessa!
2 – Peça colo
Você não precisa fingir que está tudo bem se não estiver. É humano sofrer, doer, sentir saudade. Botar a máscara de bem resolvida depois do pé na bunda não vai funcionar se isso não for verdadeiro. E o que vai acontecer é que você vai se sentir angustiada por 1) estar sofrendo 2) ter que manter essa pose de que não está sofrendo.
Aceite o colo que te oferecem. Seja ele do irmão, da mãe, da amiga, prima. Um momento tendo alguém do seu lado, mesmo que seja para ficarem fazendo nada, apenas em silêncio, traz muito conforto ao coração partido.
3 – Se distraia do seu jeito
Uma coisa muito comum depois de um pé na bunda é que as pessoas passam a querer te levar para festas, noitadas, baladas. Muitas vezes, a gente mesmo acaba se aproximando de pessoas solteiras para “se enturmar”, e quando a gente vê, estamos fazendo programações que não têm nada a ver com a gente.
Se sair todos os dias for a sua forma de se recuperar de uma situação dessas, maravilhoso. Mas se o que você está querendo mesmo é um ir num cinema, um jantar com as amigas, ler um bom livro ou fazer um passeio cultural, vai fundo! Eles podem fazer com que você se conecte-se com você mesmo ou se distraia de maneiras muito mais eficazes. Experimente!
4 – Deixe as redes sociais de lado
Parece irônico você ler num blog uma dica que te sugere deixar a internet de lado. Mas todo mundo, em muitos momentos da vida – e até do dia – deveria fazer isso. Principalmente depois de um pé na bunda.
Não se coloque em situações onde você pode se fazer mal. Seja stalkeando o(a) ex para saber como está a vida, seja fazendo stories e passando horas olhando cada pessoa que te visualizou. Ou apenas olhando seu feed e sofrendo de FOMO (fear of missing out – aquela sensação de que todos estão se divertindo – ou nesse caso, amando e sendo amados – menos você).
Dê um tempo, bloqueie algumas pessoas (ainda que temporariamente) se necessário, não se sinta pressionada a postar nada só para mostrar algo para alguém. Você vai ver que isso faz um bem danado.
E você? Como se recupera de um pé na bunda?