COMPORTAMENTO

SOLIDÃO VOCÊ CONVIVE COM ELA, OU DESCONHECE ELA

Querer ser amado, querido, bem aceito por quem nos rodeia e pela sociedade é necessidade de todos nós. Se isto não acontece, surge uma lacuna interior que precisa ser preenchida de alguma forma, é uma necessidade do nosso psicológico. Quando uma dessas necessidades não é suprida, pode surgir um vazio dentro de nós dando início a um processo de solidão.

A solidão pode ser um sentimento ou uma situação, eis que, o fato de estar só não significa que a pessoa sofra de solidão. Existem pessoas que por opção vivem só. Preferem viver sozinhas, escolheram a solidão como companheira e convivem muito bem com ela, neste caso, a solidão não é doída, ela é prazerosa.

ponte

O oposto da solidão da pessoa que optou por viver sozinha, é a solidão de quem tem diversas pessoas ao seu redor mas, é ignorada, ou seja, é a solidão acompanhada, só existe a presença física dos que estão a sua volta. Em geral, na solidão acompanhada, a pessoa é desprezada consciente ou inconscientemente pelos próprios parentes: filhos, esposo, esposa e afins.

Há também a solidão temporária, gerada por um sentimento que é uma mistura de abandono e solidão, geralmente ocorre com o rompimento de um relacionamento. Nesta, a cura ocorre com o tempo ou com a chegada de um novo amor. Todavia, pode transformar-se em definitiva quando a decepção é muito grande e a pessoa não quer mais tentar um outro relacionamento por medo de sofrer novamente. Aqui, encontramos a solidão mascarada, uma vez que, embora o estado de solidão pareça ser uma opção; não é, ela é sofrida e doída, é a solidão imposta pelo psicológico.

A solidão quando afeta o psicológico, pode levar a depressão.

Quando a solidão afeta o psicológico a ponto de causar depressão, não tente fingir que o problema não existe, melhor procurar a ajuda de um psicólogo antes que se torne grave e você perca o controle da situação.

É importante observar e entender que, não podemos colocar nos outros a responsabilidade de preencher o vazio que a solidão nos causou. Ninguém é responsável pelas nossas carências. Elas são apenas, o retrato da nossa falta de maturidade para encarar as desventuras da vida que é inerente a todo ser humano.

Saber lidar com a solidão quando ela não é uma opção, mas nos é imposta, não é tarefa tão fácil. É claro que não devemos generalizar, uma vez que, existem pessoas que diante dessas mesmas situações, tem o poder de se recuperar e ainda aprender e se fortalecer.

Comece a fazer alguma atividade para não se entregar e ficar achando que você está fadado a conviver com a solidão. Procure viajar, fazer amigos, a internet é uma boa opção, fazer um curso sobre algo que você goste, dedicar-se a uma causa social, começar a trabalhar se você não trabalha ou dedicar-se a um animal de estimação. Estas são algumas alternativas para ajudar a lidar com a solidão e, se você olhar para dentro de você, refletir, certamente você descobrirá outras opções para espantar a solidão. O mais importante é não se entregar e ser consumido por ela.

……………………………………………………………..

E você, como vê a solidão?

Dê a sua opinião, conte a sua história ou a história de alguém que você conhece.

Participe, a sua visão e a sua opinião podem ajudar pessoas que estejam vivendo situação semelhante, deixe seu comentário…

Aba