COMPORTAMENTO

SUPERANDO FIM DE NAMORO, QUANTO TEMPO ESTÁ DOR DURA?

Não há como driblar: as separações sugam, te deixam para baixo, não importa quem termine. E sempre vem aquela pergunta: “Quanto tempo vou levar para superar isso?” Infelizmente, os especialistas dizem que pode demorar um pouco – mas talvez não tanto quanto você pensa.

“O término dói”, “Levamos de seis a oito semanas para curar uma perna quebrada, então por que não um coração partido?”

O término do namoro vem com uma gama complicada de emoções – tristeza, dúvida e raiva – ela diz, e elas são incrivelmente perturbadoras para sua vida diária, especialmente se você estava em um relacionamento sério. Isso leva tempo para seguir em frente.

Existem alguns fatores importantes que podem influenciar quanto tempo leva para superar uma ruptura: O que você diz a si mesmo sobre o fim do relacionamento, o que você diz a si mesmo sobre o futuro e o que você diz a si mesmo sobre si mesmo.

Se você diz a si mesmo que você foi a vítima e seu ex foi o vilão, pode levar mais tempo para seguir em frente. No entanto, observa, que as separações são muitas vezes mais complicadas do que isso. “A verdade é que a maioria dos casais co-criam seus problemas”. “A maioria das pessoas perde de vista as nuances de como elas falharam e desenvolvem declarações negativas simplistas, tudo ou nada sobre os outros.”

Se você começar a se preocupar que você não vai encontrar alguém novo ou ninguém vai ser tão bom como o seu namorado anterior, a recuperação será mais difícil. “É melhor dizer a si mesmo que você está em um caminho para aprender a amar melhor e manter os olhos naquele objetivo de melhorar sua capacidade de se conectar e amar, para que o próximo relacionamento seja melhor”.

Quanto à forma como você se vê … no geral, a auto-estima caiu durante os términos de namoro, mas, realmente, isso não é saudável e não ajuda em nada. Em vez disso, recomenda tomar alguns minutos cada dia para meditar e se concentrar em amar cada parte de você. “Cultive uma atitude de auto-valorizar e o sentimento de boa vontade em relação a si mesmo.”

Se a meditação não é a sua praia, recomenda encaixar-se em alguns hábitos de auto-amor como dormir, comer bem, fazer exercícios e passar tempo com seus amigos. Tire umas férias ou uma viagem de um dia. “Ver os mesmos lugares e espaços pode doer”. “Se você pode sair da cidade, dê um recomeço para você mesma.” E saia das redes sociais: “A última coisa que você precisa é ver o seu ex seguir em frente.” Finalmente, não tenha medo de ter uma séria sessão de choro. “Você não é maior do que suas emoções – experimente-as, e se você tiver um amigo a quem recorrer para confiar, melhor”.

Depois de seis semanas a maioria das pessoas começa a se adaptar à vida sem o antigo namorado, mas pode demorar até três meses para voltar ao normal. Se tudo falhar e você ainda sentir que está na mesma rotina, pode ser hora de considerar a terapia. “Às vezes, uma ruptura pode realmente jogar você para baixo de uma forma que se estende além dos limites do que um amigo pode fornecer”.

“Terapia pode ser um espaço seguro para falar, compartilhar medos e ajudá-la a resolver questões passadas que a separação apenas deixou mais latente, bem como obter o seu coração e mente prontos para sair e amar novamente.”