TARTE TARTIN
- Massa
- -200g de farinha de trigo
- -100g de manteiga gelada em cubos
- -1 colher (sopa) de açúcar
- -1 colher (café) de canela em pó
- -5 colheres (sopa) de água gelada
- Recheio:
- -10 maçãs grandes tipo Fuji ou Gala, descaroçadas, descascadas e cortadas em 4 partes
- -suco de 1 e 1/2 limão galego
- -1 carambola madura e doce cortada em fatias e sem as sementes
- -1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- -80g de manteiga sem sal amolecida
- -2 paus de canela
Modo de Preparo:
Massa:
Coloque a farinha, o açúcar, a canela em pó e a manteiga em um recipiente grande. Com as pontas dos dedos incorpore a manteiga aos ingredientes secos, formando uma farofa. Acrescente a água, colher por colher (para não errar o ponto) e trabalhe até obter uma massa lisa. Faça uma bola com ela, enrole-a em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Após esse período, abra a massa sobre um pedaço grande de filme plástico com um rolo até um pouquinho a mais da largura da base da fôrma.
Recheio:
Enquanto a massa descansa na geladeira, faça o recheio.
Após descascar as maçãs regue-as com o suco do limão para não escurecerem. Leve o açúcar ao fogo médio para começar a caramelizar e pegar cor dourada. Acrescente a manteiga, mexa e adicione as maçãs e os paus de canela. Deixe cozinhar até amolecerem porém sem desmancharem. Se a calda formada estiver muito rala e as maçãs já estiverem no ponto, remova-as para um refratário e deixe a calda encorpar um pouco mais.
Preaqueça o fôrno a 180 graus.
Despeje metade da calda na base da fôrma, disponha as fatias da carambola crua e em seguida complete com as maçãs, comprimindo-as para não sobrarem espaços vazios. Regue com o restante da calda e coloque a massa por cima. Use uma colher para empurar as sobras da bordas da massa para baixo. Leve ao fôrno até a massa ficar assada e começar a dourar. Aguarde esfriar quase que totalmente para desenformar, colocando um prato sobre a fôrma e virando de vez.
Pode servir quentinha ou gelada. Bom apetite!