INGREDIENTES:
- 2 batata asterix
- 3 ovos inteiros
- sal e pimenta do reino preta moída a gosto
- ½ xícara de chá de azeite ou óleo refinado ou óleo de coco para fritar
- 1 frigideira de 18cm
COMO FAZER:
- GORDURA:Em uma frigideira de 18 cm, fogo médio, coloque ½ xícara de chá de azeite ou óleo ou ainda óleo de coco para aquecer. Os espanhóis costumam usar azeite no lugar do óleo, sinta-se a vontade para substituir pela gordura de sua preferência.
Enquanto isso … enquanto a gordura esquenta:
- BATATA: Lave e corte as 2 batatas, com a casca em cubos de 1-2 cm aproximadamente e reserve. No óleo já aquecido coloque as batatas em cubos
- TEMPERATURA DO ÓLEO: O óleo não pode estar nem quente, nem frio. Se estiver muito quente ele queimará a batata escurecendo-a antes de cozinha-la. Se estiver ainda morno, as batatas podem encharcar no óleo.
- Para ‘testar’ a temperatura, coloque primeiro um cubinho de batata, se começar a fritar, adicione o restante das batatas, antes que o óleo comece a ‘soltar fumaça’, que é o sinal de que está muito quente.
- Deixe fritar até que elas comecem a dourar.
- PONTO DA BATATA:O ponto ideal é quando a batata fica crocante por fora, ‘sequinha’ e macia por dentro.
- OVOS:Enquanto as batatas fritam, abra os 3 ovos. Tempere com sal e pimenta do reino. Bata ligeiramente com um garfo ou fouet.
- Quando as batatas estiverem no ponto, retire o azeite/óleo separando-o das batatas. Eu costumo apoiar uma escumadeira ‘segurando as batatas’ e retiro o óleo, separando-o em um copo ou tijelinha.
- As batatas fritas ficam na frigideira mas sem gordura e nessa mesma frigideira montamos a tortilha.
- Tempere as batatas com sal e pimenta do reino a gosto e junte os ovos batidos.
- TORTILHA:Tampe e deixe em fogo baixo até que o ovo comece a coagular. Com ajuda de uma colher, abra espaço nas laterais da tortilha já coagulada, a fim de que a parte ainda líquida escorra pelas laterais e vá para o fundo da panela.
- OUTRO LADO:Após 4 minutos ou menos, com ajuda de um prato vire a tortilha.
- Devolva-o a frigideira para cozinhar por mais 2 minutos para que os dois lados fiquem cozidos e o interior da tortilha ainda úmida, então desligue o fogo
- Dependendo do gosto, o ponto da tortilha pode ser bem cozido, úmido, ou quase líquido no centro – baveuse.
Seu colorido deve ser um dourado, mas alguns o preferem mais escuros, outros ainda bem pálidos.
- Dica: não deixe cozinhar demais. Ela é servida úmida no centro, ao ponto. Assim, mantemos a umidade interna e evitamos que fique seca.
Relacionado