MODA

XADREZ VEEM COM TUDO! SAIBA COMO USAR E SE INSPIRE-SE

Estampa xadrez é muito tradicional e sempre é válida para compor diferentes looks estilosos do dia a dia. Hoje, o xadrez é um dos queridinhos do street style e das combinações despojadas. Sendo assim, agora você vai saber quais são os diferentes padrões e como usar estampa xadrez das melhores formas.

Estampa xadrez

A história do xadrez com certeza nos lembra da moda escocesa a partir do século 16, na qual as famílias nobres usavam diferentes cores nessa estampa para distinguir se diferenciar umas das outras. Contudo, historiadores descobriram que os celtas já utilizavam o xadrez em suas roupas muito antes.

As diferentes estampas xadrez

Quando falamos da estampa xadrez, várias ideias surgem na cabeça. Em suma, isso acontece porque existem vários estilos dessa estampa. Sendo isso, saber quais elas são e como ficar legal usar cada uma é essencial.

Dicas importantes da hora de compor seu look com uma peça xadrez são:

  • Veja qual a cor que menos aparece no xadrez para usar em outra peça no corpo, que é melhor ser lisa e de cor única;
  • A estampa xadrez tende a aumentar as proporções visualmente. Por isso, prefira escolher apenas uma peça de destaque ou apenas uma parte do corpo para vestir com ela. Um mix de estampas pode ser arriscado;
  • Os ternos em xadrez são os mais aconselhados para eventos formais.

Agora vamos conhecer as diferentes estampas em xadrez:

Tartan

O estilo mais clássico do xadrez é o tartan, que tem linhas de diferentes tamanhos e cores que se cruzam. Em suma, sua origem vem da Escócia, usada nos kilts, e também dos celtas antes deles, segundo historiadores.

Príncipe de Gales

Com um padrão também clássico e considerado requintado, comum na alfaiataria, essa estampa xadrez geralmente tem cores neutras. Sendo assim, suas linhas têm um padrão diferente entre si e são finas.

Como o nome já diz, esse xadrez virou tendência quando Edward, Príncipe de Gales, passou a usá-la constantemente na década de 1930. Além disso, também foi tendência nos anos 1990.

Estampa xadrez Vichy

Segundo o nome, essa estampa era muito comum na cidade francesa chamada Vichy. Geralmente, essa estampa tem cores primárias ou neutras, estando em um fundo branco. Ainda, as listras são iguais, o que dá o efeito de quadriculado.

Esse xadrez passou a ser comum após a Segunda Guerra Mundial, com a invasão alemã à França. Porém, foi muito usado nos anos 1960, pois a atriz Brigitte Bardot adorava e sempre aparecia com saias e vestidos nessa estampa.

Argyle

O argyle tem um padrão de losangos cortados por linhas finas e em cores diversas. Em suma, é comum em suéteres, blusões e meias. Ainda assim, no imaginário popular, lembra os looks de nerds com camiseta, o suéter em argyle e uma calça jeans.

Madras

O xadrez madras é comum ser fabricado nos tecidos de algodão e é original da Índia. Geralmente, as cores são vivas e diversas, tanto nas listras, que são do mesmo tamanho, mas são tramadas, formando quadrados de cores diferentes ao olhar.

Em suma, são comuns em looks de verão ou despojados, por serem peças coloridas, e esse xadrez fica ótimo com bermuda ciclista.

Buffalo

Aqui a vichy é lembrada, mas a estampa buffalo check tem os quadrados maiores. Por conta disso, e de seu fundo preto, é considerada um estampa mais carregada, comumente usada em camisas de manga, junto com calças ou shorts jeans básicos e sandálias rasteirinhas ou tênis. O estilo retrô é vivíssimo nesse estampado!

Burberry

Com fundo bege, listras grossas em preto e branco e poucas listras vermelhas finas, esse xadrez é um clássico registrado pela grife britânica Burberry. Ainda assim, hoje existem outras cores no padrão das listras e do fundo, ainda mais em acessórios como bolsas, lenços e cachecóis, mas é muito comum em casacos e vestidos.

Pied de Poulle

O nome dessa estampa xadrez veio de “pés e galinha” ou “pés de galo”, chamada pied-de-coc, pois justamente lembra a pegada desses animais. Em suma, é considerada sofisticada, muito usada em calças sociais, vestidos e saias, geralmente em cores neutras ou primárias, sendo o queridinho o preto e branco básico.

Inspirações